Workshop em BH: Como Utilizar os Incentivos à Inovação Tecnológica

A ANPEI-Associação Nacional de Pesquisas e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras e o Pro-Inova realizam durante toda tarde do dia 5 de abril próximo, em Belo Horizonte, na Escola de Engenharia da UFMG, um workshop destinado a orientar o meio empresarial de Minas Gerais sobre como utilizar os incentivos para implementar a inovação tecnológica em seus negócios

O encontro pode ser freqüentado também por gestores de pesquisa e desenvolvimento, meios técnico e acadêmico, advogados, contadores e outros profissionais interessados no campo da inovação. A iniciativa faz parte da promoção da XI Conferência ANPEI, que será realizada em junho próximo, em Fortaleza/Ce

Os promotores do workshop pretendem proporcionar a esses públicos melhor conhecimento sobre a legislação da inovação e como identificar e utilizar seus benefícios, com foco nas leis que definiram os incentivos fiscais (Lei do Bem) e sua regulamentação, além de apresentar os novos programas de fomento e recursos disponíveis dentro do BNDES para atividades inovadoras.

O programa será apresentado pela advogada Lenice Iolanda de Oliveira, com mais de 12 anos de experiência na utilização de incentivos fiscais e fomento à pesquisa e desenvolvimento. Formada em Direito e pós-graduada em Direito Empresarial pela PUC/PR, atuou em companhias multinacionais e atualmente é consultora de empresas de pequeno, médio e grande porte na utilização de incentivos fiscais da Lei de Informática e da Lei do Bem.

Para os interessados, estão sendo oferecidas 60 vagas gratuitas e as inscrições deverão ser feitas no site www.anpei.org.br até o dia 4 de abril ou até o preenchimento das vagas disponíveis.

Programa

Temas do workshop, de grande utilidade para pequenos, médios e grandes empresários, além dos profissionais interessados no assunto: 

- Incentivos fiscais
- Lei do Bem – conceito, incentivos e formalismo
- Simulação on-line
- Esclarecimento sobre as dúvidas da legislação  de incentivos fiscais (Lei do Bem)
- Programas do BNDES e FINEP
- Programas Estaduais de Incentivo à Inovação
- A relação da Universidade/Empresa na Lei do Bem e nos fomentos Finep e BNDES.  

O evento conta com o apoio do MCT-Ministério da Ciência e Tecnologia e do CNPq-Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

O que é a ANPEI?

Com mais de 26 anos de atuação, a ANPEI participa e estimula a construção de um ecossistema favorável à adoção da inovação como forma de modernização e fortalecimento da indústria, reunindo instituições e empresas de todos os portes e setores, cujo faturamento em 2009 foi de R$ 600 bilhões. De acordo com o MTC (Ministério da Ciência e Tecnologia), cerca 2% do faturamento anual dessas empresas foi destinado à inovação, o que representa 2/3 dos investimentos somente naquele ano, reunindo em seus quadros uma média de 20 mil pesquisadores empregados na indústria. 

Comentários