EUA divulgam ranking dos 'carros mais verdes' de 2011

29/3/2011

O American Council for an Energy-Efficient Economy (Conselho para Economia com Eficiência Energética dos EUA) divulgou na última terça-feira (15) o ranking dos carros mais 'verdes' de 2011.
 
Pela oitava vez, o Honda Civic GX, movido a gás natural, ficou com o título. Mas, a partir da segunda colocação, a lista sofreu muitas mudanças em relação à de 2010, diz o órgão. O elétrico Nissan Leaf, lançado no ano passado, estreia na vice-liderança, seguido pelo supercompacto Smart Fortwo, que roda com gasolina.
 
Três carros híbridos, que possuem um motor a combustão e outro elétrico, ocupam as posições seguintes, à frente de Ford Fiesta SFE (Super Fuel Economy) e do novato Chevrolet Cruze, únicos americanos entre os 'top 10'. O Chevrolet Volt, elétrico que é a maior aposta da GM na atualidade, ficou em 12º lugar.
 
Para estabelecer o ranking , analistas avaliam os carros pela emissão de gases e o consumo de combustível. Os especialistas levam em conta também o material utilizado nos veículos e nos equipamentos, como, por exemplo, a bateria dos híbridos e elétricos, e a facilidade com que se pode dar fim a eles. É nesse quesito que o carros movidos a bateria perdem pontos, apesar de serem considerados "zero emissão", dizem os integrantes do conselho.

Os carros avaliados são aqueles que podem ser mais facilmente encontrados nas suas respectivas categorias. A lista não se restringe a hatchs e sedãs: inclui picapes e SUVs, como o Hyundai Tucson, Chevrolet Equinox, GMC Canyon e Ford F-150.

Vilões
 
Apesar de terem alguns 'irmãos' dentro da lista dos 'verdes', os carrões dominam o ranking dos piores para o meio ambiente, que, no ano passado, era mais povoada pelos esportivos. O Bugatti Veyron, que detém o recorde de velocidade do Guinness Book para carros produzidos em série, está no topo dos que têm a pior avaliação ambiental, com 19 pontos.
 
Em segundo lugar ficaram o GMC Yukon XL K2500, seguido pelo Dodge RAM 2500 Mega Cab, GMC G2500 Express e Savana.
 
Este é o 14º ano em que o ranking é publicado, com intuito de influir na decisão de compra dos consumidores americanos.

Os dez mais verdes

1º Honda Civic GX (gás natural)
2º Nissan Leaf (elétrico) 3º Smart Fortwo (gasolina) 4º Toyota Prius (híbrido) 5º Honda Civic (híbrido) 6º Honda Insight (híbrido) 7º Ford Fiesta SFE (gasolina) 8º Chevrolet Cruze Eco (gasolina) 9º Hyundai Elantra (gasolina) 10º Mini Cooper (gasolina)
 

G1


Fonte e demais informações: http://www.cntdespoluir.org.br/Lists/Contedos/DispForm.aspx?ID=2829

Comentários