Vantagem: elétrico é quatro vezes mais eficiente

23/2/2011
Lívia Cerezoli
Enquanto um veículo movido a gasolina ou etanol utiliza entre 20% e 30% da energia gerada pela combustão, um motor elétrico pode aproveitar 90%, isso sem gerar poluição ambiental ou sonora no lugar onde está circulando.

A informação é de Marcelo Schwob, pesquisador e chefe substituto da divisão de energia do INT (Instituto Nacional de Tecnologia). É claro que para gerar a energia que vai abastecer o motor elétrico existe emissão de poluentes, mas o  Brasil tem um cenário bastante favorável. De toda a energia elétrica produzida no país, 87% são de fontes limpas (80% hidráulica, 4% bagaço de cana, 2% nuclear e 1% eólica). “Outra vantagem é o custo operacional, que chega a ser quatro vezes mais baixo”, afirma o pesquisador.

A conta para isso é simples. Para percorrer 10 km, um carro convencional gasta, aproximadamente, R$ 2,50, enquanto um elétrico deve gastar no máximo  R$ 0,60, ponderando as médias de preço do litro da gasolina e do quilowatt (unidade de medida para energia elétrica). E com todas essas vantagens, qual a dificuldade enfrentada pelo carro elétrico no mercado brasileiro? Para Schwob, uma das barreiras foi a implantação do  etanol como combustível renovável. “Isso, aparentemente, torna o desenvolvimento  de um projeto de carro elétrico menos importante, mas uma coisa não impede a outra.”

O chefe da divisão de energia do INT acredita que o Brasil poderia se destacar no mercado mundial se apostasse na criação  de um carro híbrido a etanol. De acordo com ele, os híbridos devem ainda dominar os mercados nos próximos dez anos.

Revista CNT Transporte Atual

Fonte e demais informações http://www.cntdespoluir.org.br/Lists/Contedos/DispForm.aspx?ID=2812

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