Terminam hoje inscrições para o Sisu; inscritos passam de 1,7 milhão

 Atualizado às 13h05.

Termina nesta quinta-feira o prazo para que os estudantes façam suas inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Até a tarde de hoje, o MEC (Ministério da Educação) registrava quase 1,7 milhão de inscritos. A seleção é feita a partir da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Neste ano, são oferecidas 83 mil vagas. O resultado sai no dia 24 e o período de matrícula dos aprovados vai de 27 a 31 de janeiro. As duas chamadas seguintes estão previstas para 4 e 13 de fevereiro.
Ao final de cada dia, o sistema divulga a nota de corte para cada graduação. O estudante pode mudar de opção se concluir que tem mais chance de ser aprovado em outra instituição ou em outro curso. Cada alteração invalida a opção feita anteriormente.
Nos primeiros dias, os estudantes enfrentaram dificuldades para acessar o sistema pela internet, que ficou sobrecarregado em função do grande volume de acessos. Com isso, houve inclusive o vazamento de dados de candidatos na segunda e terça-feira. Segundo o MEC, a situação já foi normalizada. 

JUSTIÇA
 
Ontem, a Justiça Federal no Rio autorizou que uma estudante veja a correção de sua prova de redação do Enem. É a primeira vez que a Justiça autoriza o acesso à prova do ano passado.A decisão é do juiz da 14ª Vara Federal do Rio, Adriano Saldanha, o mesmo que concedeu liminar para prorrogação das inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
A aluna, que não quis se identificar, teve a sua redação anulada pelos corretores, mas afirma que não houve motivo. O advogado dela, Bernardo Anastasia de Oliveira, diz que a decisão judicial permite ainda que a vaga pretendida pela estudante fique reservada caso ela tenha nota suficiente para ser aprovada.
Segundo o Ministério da Educação, ao menos 10 mil redações foram anuladas.
Três ações civis públicas tramitam na Justiça Federal no Ceará e em Pernambuco pedindo a suspensão das inscrições do Sisu devido às queixas na correção do exame. O sistema seleciona candidatos para 83 instituições com base na nota do Enem. 

Fonte e demais informações: http://www1.folha.uol.com.br/saber/863319-terminam-hoje-inscricoes-para-o-sisu-inscritos-passam-de-17-milhao.shtml

Comentários

  1. No ano passado o vexame do MEC foi continental
    Provas roubadas: um prejuízo enorme, sem igual
    Não só de dinheiro público, pela ampla reaplicação
    Mas de tempo, desgaste, deslocamento, tensão

    No ano seguinte, mais erros pela frente
    O MEC, não fez a lição, é aluno repetente
    Em nova oportunidade, grande confusão
    Questões faltando, erros de impressão

    Com o resultado do ENEM, avaliação questionada
    Qual motivo das provas anuladas? Ninguém sabe nada
    Exceto os alunos do Ceará, terão o direito de observar
    Justiça liberou e as provas o MEC vai disponibilizar

    Pois só assim, poderão aceitar a nota ou recorrer
    Já que não há como julgar, sem a prova poder ver
    No Rio, o juiz determinou prorrogação da inscrição
    O MEC contesta, por questões técnicas, a imposição

    Mas vale lembrar que o exame do SISU é nacional
    E que, portanto, direitos devem ser dados por igual
    Se cearenses e cariocas tiveram benefício conquistado
    Que a decisão seja expandida aos demais estados

    http://noticiaemverso.com
    twitter: @noticiaemverso

    ResponderExcluir

Postar um comentário