Programa estimula a inserção de mestres e doutores nas empresas

O CNPq lançou o edital 75/2010 para selecionar propostas dentro do Programa Pesquisador na Empresa (Rhae). O objetivo é apoiar atividades de pesquisa tecnológica e de inovação, por meio da inserção de mestres ou doutores em empresas de micro, pequeno e médio porte. Os formulários de inscrição estarão disponíveis no site da instituição a partir do dia 27 deste mês. A submissão das propostas poderá ser feita até o dia 18 de fevereiro de 2011.

Os projetos deverão abordar os setores industriais, dentro dos seguintes temas: programas mobilizadores em áreas estratégicas; programas para fortalecer a competitividade; e iniciativas para consolidar e expandir liderança.

As propostas aprovadas contarão com recursos da ordem de R$ 40 milhões. De acordo com a instituição, uma parcela mínima de 30% desse total será destinada a projetos coordenados por pesquisadores vinculados a instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste.

O valor máximo por projeto é R$ 300 mil e as instituições proponentes ou executoras deverão aportar uma contrapartida mínima de 20%, em recursos financeiros ou não financeiros.

O edital está disponível neste link.

Informações sobre o CNPq podem ser obtidas no site www.cnpq.br.
 
Fonte e demais informações: http://www.gestaoct.org.br/ Acesso em: 19 de dez. 2010

Comentários