Programa Conjunto de Bolsas para realização de Doutorado Pleno, Sanduíche e Duplo Doutorado na Republica Federativa da Alemanha


Processo Seletivo 2011/2012
Edital nº 070/2010/CAPES

A Diretoria de Relações Internacionais da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no uso de suas atribuições, torna pública a seleção de candidaturas para a realização de doutorado pleno, doutorado sanduíche e duplo doutorado na República Federativa da Alemanha nas diversas áreas do conhecimento, com exceção de Artes Plásticas e Música. A seleção será realizada nos termos do Processo Seletivo em conjunto com o DAAD – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico e o CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:

“PROGRAMA CONJUNTO DE BOLSAS DE DOUTORADO
na República Federal da Alemanha 2011/2012
DAAD ‐ CAPES – CNPq

Os candidatos ao doutorado sanduíche só terão direito ao curso de alemão caso sua permanência na Alemanha seja de, no mínimo, 10 (dez) meses.

I. DEFINIÇÃO E OBJETIVO

O Programa tem como objetivo a formação de docentes e pesquisadores de alto nível e a consolidação da cooperação científica entre os dois países. As bolsas são concedidas a candidatos com excelente qualificação científica e acadêmica, para a realização do doutorado integral, do duplo doutorado ou do doutorado sanduíche na Alemanha. São concedidas bolsas em todas as áreas de conhecimento.

II. MODALIDADES E DURAÇÃO

Doutorado integral (GDE): Caracteriza‐se pela execução plena da pesquisa e da defesa de tese na Alemanha. Essa modalidade tem o objetivo de formar doutores no exterior em instituições de reconhecido nível de excelência, em áreas do conhecimento consideradas de vanguarda, naquelas em que a pós‐graduação no País ainda seja deficiente ou em áreas prioritárias para o País.
A duração da bolsa de doutorado integral é, inicialmente, de 12 meses, podendo ter duração de, no máximo, 42 meses pelo DAAD; 48 meses, incluindo a defesa, pela CAPES; e 36 meses, prorrogáveis por no máximo mais 12 meses, pelo CNPq.

Duplo Doutorado: Essa modalidade de bolsa é oferecida pelo DAAD e pela CAPES. Destina‐se a candidatos inscritos em um curso de doutorado no Brasil que pretendem obter titulação de ambas as universidades. Além da concordância dos orientadores, é necessário comprovar que o regulamento da pós‐graduação, tanto da universidade brasileira quanto da universidade alemã, permite o duplo doutorado.
A duração da bolsa de duplo doutorado poderá ser de 18 meses pela CAPES e de até 24 meses pelo DAAD na Alemanha. A estada nesse País pode ser segmentada em duas etapas de acordo com necessidades ou planejamento do projeto de pesquisa. A bolsa inclui também financiamento de viagens dos orientadores.

Doutorado sanduíche (SWE): Essa modalidade tem o objetivo de apoiar o aluno formalmente matriculado em curso de doutorado no Brasil que comprove qualificação inequívoca para usufruir, na Alemanha, da oportunidade de aprofundamento teórico, coleta e/ou tratamento de dados ou desenvolvimento parcial da parte experimental de sua tese a ser defendida no Brasil.
A duração da bolsa do doutorado sanduíche poderá ser de 7 a 24 meses, pelo DAAD e ; de 4 a 12 meses, pela CAPES; e de 3 a 12 meses, pelo CNPq. As bolsas do CNPq e da CAPES são prorrogáveis, com a duração total da bolsa limitada a 12 meses. O candidato deverá concluir todos os créditos do curso de doutorado no Brasil antes de partir para a Alemanha. Para o CNPq, o candidato deverá estar matriculado há mais de um ano no curso de doutorado.

Recomenda‐se aos candidatos com bolsa no país verificar, antes da inscrição, as regras de suspensão dessa bolsa durante o período no exterior, junto à coordenação do programa de doutorado ou à própria agência de fomento.

Na modalidade doutorado sanduíche existe um número maior de bolsas disponíveis. A modalidade duplo doutorado é oferecida pelas agências CAPES e DAAD. As vantagens da modalidade de bolsa sanduíche são as seguintes:

Criação de um relacionamento intensivo entre as instituições brasileira e alemã participantes do Programa, por meio dos contatos estabelecidos, visitas e interações entre orientadores. Espera‐se com isso uma contribuição para a internacionalização da pesquisa no Brasil e na Alemanha;

Eliminação do processo de revalidação de títulos e diplomas, já que o doutorado é obtido em universidade brasileira (doutorado sanduíche) ou em ambas as universidades (duplo doutorado);

Maior reintegração do doutorando na instituição de origem.
3
Obs.: Doutorandos brasileiros com bolsa no país e interessados em estadas de pesquisa de curta duração na Alemanha (de, no máximo, seis meses), podem se candidatar em outro programa de auxílio do DAAD para doutorandos. Informações: auxilio@daad.org.br



III. REQUISITOS

Os seguintes requisitos são considerados essenciais para aceitação da candidatura a uma bolsa do Programa:

(1)
Para as bolsas de doutorado integral é necessário possuir mestrado ou formação equivalente (concluído ou em fase de conclusão até o final do 10 semestre de 2011);
(2)
Certificado de proficiência de inglês ou de alemão;
(3)
Para as bolsas de doutorado sanduíche e de duplo doutorado, é necessário que o candidato esteja matriculado em curso de doutorado em Instituição de Ensino Superior (IES), no Brasil, e ter concluído todos os créditos do curso de doutorado no Brasil antes da partida para a Alemanha;
(4)
Para as bolsas de duplo doutorado, é necessário que no regulamento da pós‐graduação de ambas as universidades esteja prevista essa possibilidade.
(5) Confirmação formal de orientação científica na Alemanha;
(6) Projeto de pesquisa científica de qualidade e formalmente aceito pelo(s) orientador(es);
(7) Qualificação acadêmica acima da média (em geral notas oito e acima);
(8) Ser cidadão brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no país.

Comentários