Inscrições para o 19º Venture Forum FINEP vão até 23 de janeiro

Empreendedores inovadores podem se cadastrar no processo de seleção para o 19º Venture Forum FINEP até o dia 23 de janeiro. O evento, que será realizado em parceria com a ABVCAP (Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital), acontece em paralelo com o Congresso Anual da Associação, que ocorre nos dias 11 e 12 de abril, em São Paulo. Durante o encontro, os empresários terão a oportunidade de apresentar negócios promissores a alguns dos principais investidores do país.

Antes do cadastro, é importante ler atentamente as instruções. A etapa seguinte é a pré-seleção dos projetos, realizada por uma equipe especializada da FINEP. Após este primeiro filtro, os empreendimentos pré-qualificados são convidados a se apresentarem à banca de seleção do evento, composta por analistas especializados da FINEP, consultores do mercado e gestores de fundos. São eles que definem quais empreendimentos irão efetivamente participar do Venture Forum.

Os selecionados passam, então, por um período de dois meses de treinamento com analistas da FINEP e profissionais da indústria de venture capital e private equity, no qual serão abordadas questões tecnológicas, mercadológicas e financeiras dos empreendimentos, além do aperfeiçoamento das apresentações aos investidores.

Promovida pela FINEP desde 2000, a série já viabilizou investimentos em quase 50 empresas brasileiras de base tecnológica, um valor que ultrapassa a casa de R$ 160 milhões. É importante que os empresários leiam atentamente as instruções para cadastramento e os critérios de seleção. Assim, o empreendedor conhecerá o funcionamento do Fórum e poderá identificar se o perfil de sua empresa se enquadra nos objetivos do evento.

O Capital Empreendedor ou Venture Capital é um tipo de investimento privado em que se compra participação societária em empresas que apresentem possibilidades de crescimento exponencial. Os investidores participam diretamente dos riscos e da alavancagem do negócio, agregando valor ainda através de orientação administrativa, comercial e financeira.

Leia aqui mais informações sobre o Programa Inovar.

Comentários