Os desafios do Cloud Computing

Charles Nisz 25/11/2010

O painel Segurança em Cloud Computing e Virtualização: como garantir a TI como serviço, discutido no segundo dia do Security Leaders, em São Paulo, abordou as principais ameaças para os sistemas de computação em nuvem. Alexandre Moraes, Team Leader de Engenharia da HP, mostrou os sete principais riscos - envolvendo falhas em rede, aplicativos e erros humanos.

Trojans e Bots são as principais ameaças para ambientes de cloud computing relacionadas à redes. Aplicativos e interfaces inseguras são outro ponto fraco, podendo ser usados para atacar computadores: programas dos pacotes Office e Adobe são alguns dos principais alvos, segundo o executivo da HP.

A apresentação de Moraes foi o ponto de partida para outros aspectos técnicos e financeiros da computação em nuvem. José Antunes, da Mcafee, comentou que a adoção da cloud computing requer uma análise do tipo de negócio e de quais são as informações que precisam ser virtualizadas.

Breno Lastra, da Locaweb, enumerou as vantagens desses ambientes de computação: “um melhor aproveitamento do servidor, do espaço em disco e da estrutura física da empresa, além da experiência de um fornecedor acostumado a lidar com grandes volumes de dados”.

Computação em nuvem pode ser uma solução para quem busca otimizar recursos e racionalizar custos. Essa é a opinião de Daniel Romio, gerente de canais da Check Point: “um servidor virtualizado já é mais barato que um sistema de hardware dedicado com as mesmas configurações”, compara Romio.

Mas Cláudio Bannwart, da Compugraf, fez algumas ressalvas: “Muitos dos servidores baseados em cloud computing estão fora do Brasil. Isso aumenta o tempo necessário para acessar as informações“. Esse fator pode ser um impeditivo para quem trabalha com aplicativos que necessitam de mais velocidade.

Cerca de 75% das empresas brasileiras ainda não usam recursos de virtualização, segundo pesquisa realizada pela consultoria IDC. O principal motivo é o desconhecimento dos empresários sobre o que é a computação em nuvem e quais as suas vantagens. Segundo Moraes, da HP, outro problema é “a dificuldade em convencer os diretores financeiros do retorno obtido ao investir nesse tipo de tecnologia”.

Fonte e demais informações: http://www.decisionreport.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=8010&sid=48

Comentários