MCT: Finep terá superintendência para o Sibratec


A Finep poderá ter já nos próximos dias uma superintendência exclusiva para tratar sobre o Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec). A informação foi antecipada nesta quarta-feira (24), em Brasília (DF), pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende.

"Percebemos a necessidade de ter na Finep, que é uma agência de fomento, uma nova área focada na articulação entre os centros de pesquisa e as empresas”, anunciou na abertura da 6ª edição do Congresso ABIPTI. De acordo com a financiadora, as negociações para a implementação do novo setor ainda estão no início e não há previsão para a criação dela.

Na avaliação do ministro, o programa está numa fase gradual de implementação e a implantação do novo setor será decisiva para a permanência das ações em curso. “A nova superintendência vai garantir ao Sibratec continuidade e a perenidade necessária para que o sistema possa contribuir para o desenvolvimento do país”, destacou.

O ministro lembrou, ainda, que há um grande esforço no país nos últimos anos para fortalecer a relação entre as entidades de pesquisa e as empresas, mas o diálogo ainda não flui na medida adequada. “Acompanho há muito tempo o papel dos institutos e vejo suas dificuldades num país que tem pouquíssima tradição de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Nunca tivemos de maneira densa uma articulação entre a política de ciência e a política industrial”, ponderou.

Para o ministro, o grande desafio atual é fazer com que a ciência e a tecnologia contribuam para gerar riqueza. “Isso é feito dentro das empresas. Tenho esperança de que ele [Sibratec] vai se firmar cada vez mais nos próximos anos e vai cumprir o papel de fazer com que o empresário consiga encontrar o seu parceiro no sistema de pesquisa”, completou.

Sibratec

Trata-se de um instrumento de articulação criado há três anos para apoiar o desenvolvimento tecnológico das empresas brasileiras dando condições para o aumento da taxa de inovação. O sistema está organizado na forma de três tipos de redes: Centros de Inovação, Serviços Tecnológicos e Extensão Tecnológica. Somente no primeiro eixo o programa já conta com 14 redes temáticas espalhadas pelo país.

Fonte: Cynthia Ribeiro Gestão CT
 






Comentários