TI na prevenção de acidentes e na redução de perdas humanas


[...]Uma parceria realizada entre a Universidade do Chile e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desenvolveu ferramentas necessárias para criar uma rede de auxílio que, no Rio de Janeiro, foi testada dentro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O projeto teve financiamento da Faperj e foi coordenado pelo professor do Núcleo de Computação Eletrônica (NCE/UFRJ), Marcos Borges. "Nosso modelo tem o objetivo de oferecer informações para equipes operacionais de resgate que lidam com casos de emergência”, afirma o coordenador.

Segundo o professor, o número de acidentes com vítimas é enorme no Brasil. Para as equipes operacionais de resgate, é necessário chegar ao lugar da ocorrência de modo rápido e com uma equipe adequada. Uma das aplicações do projeto é a utilização de GPS, que permite acompanhar, em tempo real, a localização da ambulância. O sistema já foi adotado no Rio de Janeiro, porém a inovação da ferramenta se dá por prover comunicação mais eficiente entre a equipe e a Central de Informações.

"Queremos uma comunicação mais intensa entre as ambulâncias e a Central. Assim, seria possível alocá-las a um determinado acidente de modo mais rápido e eficiente", esclarece o pesquisador. Para Marcos Borges, essa comunicação otimiza o tempo, pois os endereços das possíveis ocorrências podem ser repassados por um aparelho portátil, sem precisar que a ambulância sequer pare de se movimentar.

A portabilidade é um ponto de destaque para a eficácia da rede de auxílio. Com um smartphone, por exemplo, as equipes operacionais podem obter informações direto da Central através de software desenvolvido pela própria universidade. Outra possibilidade é conectar o aparelho a equipamentos de ultrassonografia e eletrocardiograma, otimizando o espaço dentro das ambulâncias.[...].

Fonte e demais informações: http://inovabrasil.blogspot.com/2010/08/tecnologia-da-informacao-pode-apoiar.html

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