Edição especial da revista Ciência & Ambiente

A revista Ciência & Ambiente, publicada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), lançou uma nova edição inteiramente dedicada ao tema “Teoria Ecológica”, reunindo dez artigos de especialistas que analisam o assunto sob a perspectiva de diversas áreas do conhecimento.

Às vésperas da comemoração de seus 20 anos, a revista discute, no número especial, as críticas e perspectivas da teoria ecológica, as reiteradas tentativas de aplicação da ideia ecossistêmica às sociedades humanas, as múltiplas possibilidades de estudo dos sistemas ecológicos, considerando os elementos históricos, o papel da biodiversidade, as variantes genéticas e os padrões estatísticos, entre outros aspectos.

A edição especial celebra também os quase 20 anos de intercâmbio brasileiro com o pesquisador francês Pascal Acot, do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS, na sigla em francês) e autor de diversos livros sobre a história da ecologia.

Os editores convidados para a 39ª edição da revista são o próprio Acot e Paulo Guimarães Jr., professor do Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP).

Neste número, a revista introduziu uma inovação: a publicação de artigos em língua francesa, além das línguas espanhola e portuguesa, ambas já contempladas desde o lançamento do periódico, em 1990.

Os outros autores dos artigos são Denis Couvet, Anne Teyssèdre, Patrick Matagne, Julien Delord, Dominique Gravel, Isabelle Gounand, Nicolas Mouquet, Elizabeth Baptestini, Marcus de Aguiar, Márcio Araújo, Sérgio dos Reis, José Alexandre Felizola Diniz-Filho, Levi Carina Terribile e Paulo Inácio Prado.

“Críticas recentes e perspectivas atuais da teoria dos ecossistemas”, “Regulações ecossistêmicas e sociedades humanas”, “História do conceito de ecossistema”, “Extinção e funcionamento dos ecossistemas”, “O papel da biodiversidade no funcionamento dos ecossistemas”, “Especiação espontânea em populações espacialmente distribuídas e padrões de diversidade”, “As implicações ecológicas da variação intrapopulacional”, “Componentes filogenéticos e adaptativos em padrões ecogeográficos”, “Distribuições de abundâncias de espécies” e “A estrutura e a dinâmica evolutiva de redes mutualísticas” são os artigos no volume.

Mais informações: http://w3.ufsm.br/reciam

Fonte: Agência Fapest

Comentários